PRAGAS
Plantas de hibisco atraem uma grande variedade de pragas e antes de pulverizá-las, identifique quais são. Tripes e pulgões são comuns em hibisco, bem como cochonilhas e moscas brancas. Formigas, ácaros e tenébrios também são pragas que causam problemas para o hibisco. Alguns sinais de pragas de insetos incluem folhas descoloridas e folhas e brotos que morrem.
INSETICIDAS
Aplique inseticidas nas partes superiores e inferiores das folhas de hibisco. Inseticidas sistêmicos, os quais são ingeridos pelos insetos, podem ser usados para controlar a maioria dos problemas. Se estiver interessado em um inseticida mais natural, use pulverizações com sabão ou óleo de neem diluído.
Sabão e suas Misturas
Indicação: o sabão (não detergente) tem efeito inseticida e quando acrescentado em outros defensivos naturais pode aumentar a sua efetividade. 0 sabão sozinho tem bom efeito sobre muitos insetos de corpo mole como: pulgão, lagartas e mosca branca. A emulsão de sabão e querosene é um inseticida de contato, que foi muito empregado no passado, contra insetos sugadores, sendo indicada para combate aos pulgões, ácaros e cochonilhas. Características de emprego: o preparo mais comum consiste em dissolver, mexendo bem, 50 gramas de sabão (picado) para 2 até 5 litros de água quente. A solução feita com sabão tem boa adesividade na planta e no inseto praga. Pulverizar sobre as folhagens e pragas. Nas plantas delicadas e árvores novas, no verão ou períodos quentes, utiliza-se a solução de sabão e querosene bem diluída, ou seja, uma parte para 50 a 60 partes de água. Depois de preparada a emulsão deve ser aplicada dentro de um ou dois dias, para evitar a separação do querosene, o que acarretaria queimaduras nas folhagens. No inverno, em plantas caducas, utiliza-se dosagens mais concentradas, assim como a pincelagem do tronco contra cochonilhas.
Receita 1 - para o controle de cochonilhas e lagartas. Ingredientes: 50 g de sabão de coco em pó + 5 litros de água. Preparo: Coloque 50 g de sabão de coco em pó em 5 litros de água fervente. Aplicação: essa solução deve ser pulverizada freqüentemente no verão e na primavera.
Receita 2 - para o combate de pulgões, cochonilhas e lagartas. Ingredientes: 1 colher (sopa) de sabão caseiro + 5 litros de água. Preparo: utilize uma colher (sopa) de sabão caseiro raspado e misture em 5 litros de água agitando bem até dissolver o mesmo. Aplicação: essa calda deve ser aplicada sobre as plantas com o auxílio de pulverizador ou regador.
Receita 3 - para o combate a pulgões, ácaros, brocas, moscas da fruta e formigas. Ingredientes: 1 kg de sabão picado + 3 litros de querosene + 3 litros de água. Preparo: derreta o sabão picado numa panela com água. Quando estiver completamente derretido, desligue o fogo e acrescente o querosene mexendo bem a mistura. Aplicação: em seguida, para a sua utilização, dissolva 1 litro dessa emulsão em 15 litros de água, repetindo a aplicação com intervalos de 7 dias. No caso de hortaliças e medicinais, aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.
Receita 4 - como inseticida de contato para sugadores: ácaros, pulgões e cochonilhas.
Ingredientes: 500 g de sabão + 8 litros de querosene + 4 litros de água. Preparo a quente: ferver e dissolver o sabão picado em 4 litros de água. Retirar do fogo e dissolver vigorosamente 8 litros de querosene, com a mistura ainda quente. Mexer vigorosamente a mistura quente, até formar uma emulsão perfeita. Aplicação: diluir para cada parte do produto 10 a 60 partes de água.
COMO USAR O ÓLEO DE NEEM
O óleo de neem emulsionado deve ser diluído antes de ser aplicado nas plantas , e a aplicação deve ser feita de sete em sete dias, preferencialmente no final da tarde - evitando a aplicação em horários mais quentes.
Recomenda-se a diluição de 0,3% a 1% na aplicação em plantas e outros cultivos. (sugestão de diluição para uso preventivo).
Para uso preventivo, recomendamos a diluição de 0,3 a 1% do óleo em água para a aplicação direta.
* Produto apropriado para uso em agricultura orgânica, conforme Instrução Normativa no. 46/2011
A planta de neem, da qual o óleo de neem é derivado, é nativa da Índia
neem image by fotomagic from Fotolia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário