segunda-feira, 30 de março de 2015

CARACTERÍSTICAS E HISTÓRIA


Um pouco de história 

A maior parte das espécies de hibiscos surgem como variantes do Hibiscus rosa-sinensis. Ross Gast [1] traça o trajecto desta espécie e a sua hibridação com outras que resultou na enorme variedade de cultivares actualmente disponíveis. A estacaria foi o método de propagação mais utilizado na dispersão das inúmeras variedades.



Os povos que habitam a polinésia deverão ter emigrado da Índia e terão sido os responsáveis pelo transporte das espécies de hibiscos através da China até ao Pacífico. Devido ao seu rápido crescimento, floração e diversidade de cores e formas, a sua aplicação como ornamental tornou-se óbvia. Pensa-se que terá sido a China a exportar esta espécie para a Europa. A primeira forma de hibisco descrita e ilustrada na Europa deve-se a Van Reede, em 1678, representando um Hibisco rosa-sinensis, vermelho de flor dobrada. Posteriormente, outras formas de hibisco são introduzidas por Philip Miller, curador do Chelsea Physic Garden em Londres, por volta de 1731 sob o nome de H. javanica, reportando a sua origem a Java. Cook e outros exploradores encontraram o hibisco vermelho (dobrado) em diversos arquipélagos do Pacífico, onde já se encontrava bastante vulgarizado.

A forma singela permanece como flor nacional da Malásia e do Estado do Havai.

Na Polinésia o hibisco era considerado sagrado, atribuindo-se poderes mágicos. Um antigo mito conta que uma jovem mulher a quem a beleza foi destruída por uma feiticeira, recupera a sua beleza ingerindo suco de hibisco. No Taiti a flor do hibisco é utilizada pelas jovens como sinal, sendo usada sobre o ouvido direito se a pessoa em causa procura companheiro ou sobre a esquerda se já o encontrou.

No Havai o interesse por esta espécie é enorme na viragem do século XX sendo nessa época que o hibisco comum (vermelho) é cruzado com uma espécie nativa de H. schizopetalus produzindo variedades espectaculares. Em 1914 uma exposição de flores apresenta 400 formas distintas e nos anos seguintes este número aumenta para os milhares.

Viajando através do Pacífico vulgarizou-se na Austrália, local onde as primeiras espécies introduzidas por volta de 1800, ainda hoje são comercializadas.

O interesse por esta espécie foi sendo ao longo do último século expandido, sobretudo no hemisfério sul. O seu longo período de floração corresponde à fase de maior crescimento da planta, podendo ocorrer desde meados da Primavera até finais do Verão, prolongando-se pelo Outono caso não ocorra diminuição brusca da temperatura.

3 comentários:

  1. Poderia me passar a referencia bibliográfica? Por favor

    ResponderExcluir
  2. E minha flor paixão.
    Suas cores são maravilhosas, principalmente com o hibridismo q é tão natural nesta espécie! Lindas!!

    ResponderExcluir